terça-feira, 30 de junho de 2009

IMPORTÂNCIA DO BLOGUES




Blogues na educação: por que não?
Professores e blogueiros

Como não poderia deixar de ser, os educadores entrevistados nesta reportagem mantêm seus próprios diários virtuais, nos quais abordam temas e pesquisas de tecnologia educacional e multimédia, comentários sobre suas experiências e até mesmo relatos de suas vidas pessoais.
Aproveite para conhecê-los melhor acessando seus blogs! Não esqueça de fazer um comentário!
Se você acredita que blogues são coisas apenas para adolescentes que gostam de espalhar suas aventuras pela rede, pode se preparar para rever seus conceitos.
Cada vez mais educadores vêm percebendo - e valorizando - o potencial pedagógico desta e de outras ferramentas disponíveis na Internet, além dos bons momentos de diversão para alunos e professores que são proporcionadas pelo recurso.
Experiências bem-sucedidas não faltam para convencer aqueles que ainda não se renderam aos seus encantos.
"O blogue traz infinitas possibilidades para a educação. Devemos incentivar seu uso, não brecá-lo", argumenta Clausia Mara Muzinatti, professora de informática do Colégio Dante Alighieri, de São Paulo (SP).
Fã do uso dos diários virtuais na educação, Clausia diz que os espaços devem ser um recurso mais explorado pelos professores, por serem de fácil utilização e, principalmente, por falarem a linguagem dos alunos.
"Os alunos aprovam a ideia e se sentem à vontade com a publicação de seus trabalhos na internet", acrescenta.

"Imaginação é o limite"
Democráticos, os blogues, a exemplo do MSN Spaces, inteiramente gratuito, podem e devem ser utilizados por professores como complemento ao ensino de todas as matérias, do ensino infantil ao superior.
Produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre actualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenho e vídeos produzidos por alunos - tudo é possível por meio do blogue.
Para Jarbas Novelinho Barato, professor de Tecnologia Educacional do Senac-SP e autor de diversos livros na área, tudo depende da imaginação do educador na hora de propor as actividades.
"É um espaço muito interessante, autoral. Os alunos se sentem orgulhosos e querem realizar bons trabalhos, que sejam valorizados pelos outros. Se o professor souber aproveitar, poderá ter óptimos resultados", explica.
Estímulo à criatividade
A própria linguagem dos blogues, que permite a socialização por meio de comentários, faz com que os estudantes se sintam motivados a inovar com mais liberdade que nos meios tradicionais.
"Não podemos mais inibir o aluno, que já está tão acostumado com aquela caneta vermelha rabiscando o texto. O interessante do blogue é que o estudante se manifeste sem restrições, interagindo com outros alunos e professores", enfatiza o professor Jarbas.
Opinião semelhante é a da educadora Suzana Gutierrez, pesquisadora do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), estudiosa do tema desde 2002.
"Para que as possibilidades como colaboração, co-autoria, autonomia, expressão pessoal, sejam plenamente satisfeitas, é importante que a proposta do blog permita isso", salienta.
Segundo Suzana, não adianta criar um blogue no qual os comentários sejam moderados ou que exijam senhas para acesso ao conteúdo. "Senão, é como se fosse um caderno digital de uma proposta de ensino convencional".

Na onda dos fotologs
Até os fotologs, diários de fotos online, tão populares entre os jovens, podem trazer contribuições valiosas para a educação, como conta a professora Eliana Maria Gastaldi, professora e coordenadora da sala de Informática da Escola Municipal João Costa, de Joinville-SC:
"Quando os alunos viajam para algum lugar, para fazer estudo do meio, incentivamos que publiquem as fotos no fotologs. Eles adoram e fazem comentários sobre o que viram e aprenderam".
A professora lembra de um passeio que os estudantes da 4ª série da escola fizeram para a cidade histórica de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, em Setembro de 2005 http://passeiosaochico.nafoto.net/.
Na volta, ficaram empolgados com a ideia de registar tudo na internet. Não faltaram comentários sobre o lanchando, as aventuras e os pontos turísticos.
Crie já o seu
Com tantas possibilidades pedagógicas, não dá para ignorar o quanto os blogues e fotologs podem contribuir positivamente no processo ensino-aprendizagem e aumentar a comunicação dos educadores e alunos. Siga nossas orientações e crie o seu agora mesmo!
  • Capriche na proposta da actividade. Ela deverá ser bastante atraente, para que os alunos se sintam motivados a pesquisar e publicar.
  • rata-se de um blogue colaborativo (todos os alunos participam), individual ou em grupos?
  • Veja também se irá avaliá-los pelo blogue e avise quais critérios serão observados.
  • Publique textos complementares, dicas de links, imagens e notícias relacionadas ao assunto com frequência, para movimentar os debates no blogue.
  • Estimule a criatividade de seus alunos, permitindo que se manifestem sem muitas restrições.
  • Aproveite o espaço virtual para ampliar debates que ficaram de fora na sala de aula.
Mas lembre-se: o mais importante para o sucesso da empreitada é que alunos e professores se sintam à vontade com o novo recurso à disposição. Aproveite o momento - é hora de blogar!
Disponíveis em:
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/blogs_na_educacao.mspx

.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

quarta-feira, 10 de junho de 2009

REVISAO A2 - (CALCULO I )PARTE-03.wmv

Matemática Incrível

Função do 2° Grau

Noções Função 2º Grau _Gráfico 2ª Parte

matemática equação do 2º grau incompleta exercício

matemática equação do 2º grau exercício

Equação do 2º grau

INTRODUÇÃO À EQUAÇÃO DO 2º GRAU.

EQUAÇÃO DO 1º GRAU - MATEMÁTICA

2. Função do 1º grau

1. Função

PROBABILIDADE- UNIÃO DE 2 EVENTOS

PROBABILIDADE - AULA 2

PROBABILIDADES - AULA 1

Algebra 1

TRIGONOMETRIA 3

TRIGONOMETRIA 2

TRIGONOMETRIA 1

Geometria Plana 1

Reglas básicas de Derivación: Ejemplo1

Regla de la cadena:Ejemplo1

La Derivada: Regla de la cadena 3

Exercício de Matemática - 3 parte 2

Exercício de Matemática - Parte 3

Exercício de Matemática - 3 - parte 1

Exercício de Matemática - Parte 2

Exercício de Matemática - Parte 1

Exercício de Cálculo Diferencial e Integral - Parte 4

Exercício de Cálculo Diferencial e Integral - Parte 2

Exercício de Cálculo Diferencial e Integral - Parte 1

MATEMÁTICA-RAIZ QUADRADA FÁCIL

MATEMÁTICA-GEOMETRIA ANALÍTICA-AULA 5

MATEMÁTICA-GEOMETRIA ANALÍTICA- AULA 4

MATEMÁTICA-GEOMETRIA ANALÍTICA-AULA 3

MATEMÁTICA-GEOMETRIA ANALÍTICA-AULA 2

MATEMÁTICA-GEOMETRIA ANALÍTICA

Trigonometria

Calculo I